"Para vinho novo, odres novos"... mais um passo nesta reflexão.
Abrir-se ao novo é atitude pessoal, depende de cada um. O novo exige conversão.
Publicado em 27/08/2018

3C

AGOSTO - MÊS VOCACIONAL
Dia 26 – Vocações laicas e Dia Nacional do Catequista / Dia 27 – Santa Mônica e Dia do Psicólogo
Dia 28 – Santo Agostinho / Dia 29 – Martírio de São João Batista

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos a ultima semana deste mês de agosto, mês vocacional, e neste domingo a Igreja celebra o dia das “Vocações e Ministérios Laicos”, de maneira muito especial a vocação do “Catequista”. Neste Ano Nacional do Laicato a Igreja do Brasil voltou seu olhar aos leigos e leigas, “Sujeitos Eclesiais”, como tema: “sal da terra e luz do mundo”( Mt 5,13-14). Neste domingo, agradecemos a Deus pela riqueza das vocações e ministérios laicos em nossa Igreja, nossos “irmãos no Sangue de Cristo”, como tratamos em nossa Congregação. Que Deus abençoe a todos os leigos e leigas e que tenham nossa acolhida, apoio e formação a fim de que possam desenvolver com competência suas vocações e seus ministérios junto às nossas comunidades, obras e atividades.

Também neste “Dia Nacional do Catequista” lembramos como muita gratidão dos nossos catequisas, aqueles que nos catequisaram e ajudaram na transmissão da fé e mesmo contribuíram para o nosso despertar vocacional. A todos nosso muito obrigado e que Deus os recompense. Hoje, lembramo-nos de todos os catequistas que trabalham em nossas paróquias e comunidades. O número é muito expressivo. São adolescentes, jovens e adultos que se colocam de forma gratuita no trabalho catequético, enfrentando os muitos desafios da nossa realidade secularizada, acolhendo catequizando que talvez nunca receberam nenhuma formação dos pais ou familiares, os quais deveriam ser os primeiros catequistas dos filhos. A todos nossos parabéns e nossa eterna gratidão.

Aproveito para dar mais um passo na reflexão sobre o subsídio: “Para vinho novo, odres novos”. O vinho novo é sinal de novidade, renovação e esperança. Por sua vez, o odre velho é o lugar da vaidade e do fechamento. O vinho novo deve ser um novo jeito de pensar na dimensão da nossa vida fraterna, nossa formação, nossa espiritualidade e nosso Carisma. Conseguimos dialogar com as novas realidades? Superamos velhas mentalidades de uma vida religiosa centrada no poder, num apego aos costumes, leis e numa vida fraterna frágil e descomprometida? Precisamos desapegar do odre velho que nos impede de crescer em nossa vida Consagrada Cavanis.

Abrir-se ao novo é atitude pessoal, depende de cada um. O novo exige conversão. Necessitamos retomar as fontes, descobrir as origens e o valor do Evangelho, da Vida Religiosa e dos Fundadores. Precisamos olhar para a Igreja que o Papa Francisco tem conduzida, uma Igreja em saída, aberta ao novo. Uma Igreja da Caridade, da fraternidade, da misericórdia. Uma Igreja onde os pastores sentem o cheiro das ovelhas. Que nós, Cavanis, possam também sentir o cheiro das crianças e jovens, especialmente com as quais somos chamados a dedicar nossa vida e nosso tempo.

COMUNICADOS:

- Estamos finalizando o mês de agosto, mês vocacional. Porém, convido todos a continuar rezando pelas vocações em união com a Ação Evangelizadora: “CADA COMUNIDADE UMA NOVA VOCAÇÃO”. Aqueles que fizeram ou farão os “Encontros Vocacionais”, agradecemos imensamente e desejamos que seja um momento forte da graça de Deus na vida da nossa Província e Congregação. Neste final de semana está acontecendo o CONVOCAÇÃO na Diocese de Ponta Grossa. Agradeço a nossa presença Cavanis neste importante evento vocacional.

- Nesta semana aconteceu a Reunião do Conselho Geral na Itália e dentre as decisões foram ratificados as Conclusões do nosso VIII Capítulo Provincial. A partir deste momento iremos organizá-los e confeccioná-los a fim de distribuí-los para estudo pessoal e comunitário, pedindo as luzes do Espírito Santo a fim de poder vivenciá-los.

- Amanhã, dia 27 de agosto, fazemos memória de Santa Mônica e também celebramos o Dia do Psicólogo.  Pedimos a intercessão de Santa Mônica e Santo Agostinho no dia 28 por todas as mães e por todos os psicólogos, especialmente os religiosos e aqueles que trabalham em nossas obras sociais e educacionais.

- Estou me organizando para visitar todas as comunidades religiosas da Província, a fim de conversar com cada religioso. Nesta semana comunicarei às primeiras comunidades que ire visitar, provavelmente começando pelo Sudoeste do Paraná.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “Santa Mônica e Santo Agostinho”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br