Por uma Igreja em saída: construir a cultura do encontro
De 13 a 18 de agosto, aconteceu em Roma a Assembléia Geral da nossa Congregação.
Publicado em 19/08/2018

Na semana passada, dias 13 a 18 de agosto, aconteceu em Roma a Assembleia da nossa Congregação, cujo tema foi: “POR UMA IGREJA EM SAÍDA: CONSTRUIR A CULTURA DO ENCONTRO”.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
AGOSTO - MÊS VOCACIONAL / Dia 19 – SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA / DIA DAS VOCAÇÕES À VIDA CONSAGRADA RELIGIOSA

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Entramos numa semana muito abençoada de significado e celebrações. Iniciamos a semana com a Solenidade da Assunção de Maria ao Céu e com ela celebramos o dia da “Vocação à Vida Consagrada Religiosa”. Na segunda-feira celebramos São Bernardo, na terça-feira São Pio X, na quarta-feira Nossa Senhora Rainha, na quinta-feira Santa Rosa de Lima e na sexta-feira São Bartolomeu. Sem dúvida nenhuma teremos uma semana muito abençoada e é o que desejo a todos, religiosos e leigos Cavanis, dentro deste mês vocacional celebrado na Igreja do Brasil.

O que dizer sobre a solenidade da Assunção de Maria ao Céu? O magnificat cantado por Maria nos dá uma visão do significado desta solenidade: Deus escolhe os humildes, os insignificantes aos olhos do mundo para confundir os sábios e entendidos; Ele eleva os humildes e destronam os poderosos; Ele usa dos fracos para confundir os fortes. Solidário com Maria, o cristão é chamado a responder às interpelações do mundo com a força do Evangelho e deixar Deus ser grande em sua vida. “Quem se eleva será humilhado, mas quem se humilha será exaltado”. Esta bem-aventurança mostra que ao longo da história os pequenos e humildes tornaram-se grandes e inesquecíveis: São Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, nossos Fundadores, etc. Foram homens e mulheres que a exemplo de Maria, colocaram-se ao lado dos últimos e se fizeram pequenos e pobres e foram exaltados por Deus, recebendo a “Coroa da vida”.

Ao longo desta semana, na pessoa de Maria que a exemplo do seu Filho foi casta, pobre e obediente, somos chamados a bendizer a Deus pelas vocações religiosas e consagradas na Igreja, especialmente a nossa vocação de consagrados Cavanis. A vida religiosa consagrada não é um sacramento, mas é um estado de vida que se define pelo seguimento radical a Jesus dentro de uma Congregação ou Instituto, cujos Fundadores, receberam de Deus um dom, uma graça, um Carisma. Nós, Cavanis, recebemos o Carisma da educação, no qual somos chamados a ser mais pais do que mestre de crianças e jovens a nós confiados. Primeiramente peçamos a graça de sermos fiéis à nossa vocação de consagrados e rezamos ao Senhor para que mais jovens sintam-se chamados e atraídos por nosso Carisma da educação paterna.

Na semana passada, dias 13 a 18 de agosto, aconteceu em Roma a Assembleia da nossa Congregação, cujo tema foi: “POR UMA IGREJA EM SAÍDA: CONSTRUIR A CULTURA DO ENCONTRO”, apelo vindo primeiramente do nosso Papa Francisco. Falou-se muito da necessidade de sentir profundamente o amor de Deus na própria vida, o qual nos elege e nos envia em missão. Não somos enviados primeiramente para construir obras e fazer coisas, mas para dar testemunho de Jesus e seu amor misericordioso que não faz acepção de raça, povos e culturas. Somos membros de uma única Congregação, com o mesmo Carisma. Precisamos alargar nossa visão missionária, nos acolhendo mutuamente como religiosos, sem nos perder em nossa origem e identidade. Precisamos pensar o todo, sem esquecer-se das partes.

COMUNICADOS:

- Parabenizo todos os Religiosos Cavanis, temporários e perpétuos, neste dia dedicado às “Vocações Religiosas Consagradas”. Que Deus nos dê o dom da perseverança e que a exemplo de Maria, assunta ao Céu, possamos responder nosso sim com fidelidade e docilidade diariamente, como ela nos disse: “Fazei tudo o que Ele vos disser”,

- Nesta semana, entre os dias 20 a 24 de agosto, acontecerá à reunião do Conselho Geral em Roma, Itália. Colocamos em nossas orações o Superior Geral e seu Conselho a fim de que as decisões tomadas favoreçam a unidade da Congregação e o crescimento da missão e do Carisma Cavanis no mundo.

- Neste mês de agosto, mês vocacional, convido todos a rezar pela própria vocação e pelas vocações na Igreja, em união com a Ação Evangelizadora: “CADA COMUNIDADE UMA NOVA VOCAÇÃO”. Aqueles que farão os “Encontros Vocacionais”, desejo que seja um momento forte da graça de Deus na vida da nossa Província e Congregação.

- Ao retornar da Itália nesta semana farei uma programação para visitar todas as comunidades religiosas da Província, conversando com cada religioso. Alguns receberão o convite para permanecer na própria comunidade e missão para o próximo triênio, enquanto que outros receberão o convite para assumir novos trabalhos. Desde já peço as orações e colaboração de todos.  

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “Santa Rosa de Lima”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial

 











Relazioni della giornata - Assemblea 2018

www.cavanis.org.br