Segundo domingo de agosto: A Igreja do Brasil celebra o “Dia dos pais e a vocação familiar”
“SEMANA DA FAMÍLIA 2018”. Entre os dias 12 e 18 de agosto de 2018.
Publicado em 12/08/2018

SEMANA DA FAMÍLIA 2018.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
AGOSTO - MÊS VOCACIONAL / Dia 11 – Vocações dos Pais e da Família / Dia 14 – São Maximiliano Kolbe / Dia 15 – Santa Maria Mãe de Misericórdia 

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis! 

Neste segundo domingo de agosto a Igreja do Brasil celebra o “Dia dos pais e a vocação familiar”, dando início à “SEMANA DA FAMÍLIA 2018”. Entre os dias 12 e 18 de agosto de 2018 será celebrada em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, evento promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, que tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, mesmo tema do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, em agosto. Portanto, devemos nos preparar para viver intensamente a alegria que os eventos proporcionarão.Mesmo que não tenhamos uma programação especial para esta semana em nossas Paróquias e comunidades, somos todos chamados a voltar nosso olhar para a vocação familiar, tão necessitada do nosso apoio, oração e compromisso. 

Ao celebrarmos a vocação do pai, sendo ele pai biológico ou não, queremos parabenizar a todos, especialmente os pais que na simplicidade e humildade de coração vivem sua vocação com fidelidade diante de Deus, da sociedade e da sua família. Foi Deus, o Pai de Jesus e nosso Pai, que na força e unidade da Trindade, deu aos pais o dom de transmitirem a vida. Portanto, trazem em si uma enorme graça, mas também uma grande responsabilidade, pois não basta gerarem a vida se não assumirem a verdadeira paternidade, sustendo não apenas o alimento material, mas principalmente procurando estar perto, não deixando faltar amor, carinho e exemplo de vida cristã, indispensáveis no seio familiar, sendo “alegria para o mundo”.

Parabenizo os pais vivos dos nossos confrades e seminaristas, pedindo a eles muita saúde, paz, o carinho e o respeito de seus filhos e de sua família. Aos pais falecidos, que também são em grande número em nossa Província e Congregação, nossa eterna gratidão por tudo que fizeram por nós e nossas famílias. Que do Céu recebam a recompensa eterna por todo amor, serviço e comprometimento. Pedimos também a São José, modelo e Patrono de todos os pais o Protetor de todas as famílias. 

Como Cavanis nós recebemos uma grande herança familiar. Nossos Fundadores vieram de uma família profundamente cristã e viveram dentro dos princípios cristãos da época: oração diária, missas semanais, devoção aos santos e à Maria, amor e respeito mútuo, etc. No final das suas vidas foram reconhecidos pela Igreja como “Verdadeiros pais da juventude”, dedicando-se inteiramente na educação dos filhos que geram no coração, que lhes foram confiados ao longo dos tempos. Hoje, somos nós, os chamados a viverem esta paternidade junto aos milhares de crianças e jovens que nos são confiados para educa-los na mente e no coração. Para isso precisamos viver em clima de família, pois “somos todos irmãos” (Mt 23,08). Como consagrados e sacerdote, também lembramos nesta próxima terça-feira, dia 14 de agosto, São Maximiliano Kolbe, sacerdote que ofereceu sua própria vida em favor da vida daquele pai de família, condenado à morte no campo de concentração nazista.  

Neste dia 15 de agosto, mesmo que a festa da Assunção de Nossa Senhora tenha sido transferida para o próximo domingo, celebramos o dia de “Santa Maria, Mãe de Misericórdia”. Mais do que nunca precisamos desta intercessão diária e continua da misericórdia divina. Maria é nossa eterna intercessora junto ao seu Filho, pedindo misericórdia pelos seus filhos de toda a humanidade que vive na guerra, na fome e no pecado.   

COMUNICADOS: 

Entre os dias 13 a 18 de agostoestará acontecendo a Assembleia dos Superiores Maiores em Roma com a participação de quase todas as partes territoriais da nossa Congregação. Também entre os dias 20 a 24 de agosto, acontecerá à reunião do Conselho Geral também em Roma, Itália. 

- Parabenizamos a Paróquia Cavanis Santa Maria Mãe de Misericórdia, do Bairro Califórnia, Belo Horizonte, MG, que nesta próxima quarta-feira, dia 15 de agosto, celebra sua Padroeira. Na pessoa do Pároco, Pe. João da Costa Holanda, do Religioso Ademar e todos os paroquianos nossos parabéns e oração pela novena e pela festa. 

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

Dia 14/08/2010, Pe. Adenilson Alves Souza, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Castelo dos Sonhos, Pará. 

A ele nossos parabéns com votos de um abençoado ministério presbiteral Cavanis. 

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “São Maximiliano Kolbe”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br