Agosto: momento oportuno para agradecer a Deus por todas as vocações
Cada final de semana teremos a oportunidade de agradecer e rezar especialmente por uma forma de vocação.
Publicado em 05/08/2018

3C

BOA SEMANA, CAVANIS!

Nº 31 – 2018

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO” 

AGOSTO- MÊS VOCACIONAL/ Dia 05 – Vocações Ordenadas: Bispo, Presbítero e Diácono / Dia 06 – Festa da Transfiguração / Dia 08 – São Domingos / Dia 10 – São Lourenço, Diácono / Dia 11 – Santa Clara

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

O mês de agosto é celebrado por toda a Igreja do Brasil como MÊS VOCACIONAL. É momento oportuno para agradecer a Deus por todas as vocações na Igreja e “Rezar ao dono da messe que envie operários para a sua messe. Cada final de semana teremos a oportunidade de agradecer e rezar especialmente por uma forma de vocação. Neste primeiro domingo voltaremos nosso olhar e nossas orações pelas VOCAÇÕES ORDENADAS: Bispo, presbítero e diácono. Parabenizamos a todos, especialmente nossos padres Cavanis que se encontram nas mais diversas partes territoriais servindo a Deus, à Igreja e à Congregação, sendo “Verdadeiros pais da juventude”. 

Nosso 8º Capítulo Provincialreafirmou novamente como principal compromisso o de rezar e promover as vocações, sejam elas leigas ou consagradas. Estamos celebrando o “Ano Nacional do Laicato” e temos o Pe. Marcos Cavanis como modelo e patrono dos nossos irmãos e irmãs, leigos e leigas. Porém, não podemos descuidar de rezar e promover as vocações religiosas e sacerdotais. Agradecemos pelas vocações que Deus nos enviou e pedimos que continue tocando o coração de muitos jovens, tornando-os abertos e solidários ao convite de Deus, da Igreja e da nossa Congregação. 

Continuando nossa reflexão sobre o tema: “Para vinho novo, odres novos”, apresento mais alguns pensamentos: Ao celebramos 50 anos de presença Cavanis no Brasil, asseguramos que não somos filhos da escrava, mas herdeiros de Antônio e Marcos Cavanis. Filhos da promessa de renovação do Concilio Vaticano II.  Este que impulsionou um novo jeito de ser Igreja e conclamou uma renovação para a vida religiosa. Era preciso colocar vinhos novos em odres novos. Eis o desafio, superar as velhas mentalidades e estruturas caducas. 

A nossa Congregação acolheu vinho novo e colocou em odres novos, dando o passo da missionariedade, vindo para o Brasil. Cinquenta anos se passaram do Concílio Vaticano II e também do início dos trabalhos Cavanis nas terras de Santa Cruz. Uma história foi construída e alicerçada por padres italianos, brasileiros e leigos. Vinhos novos foram colocados em odres novos. Mas hoje, em que odre estamos colocando nossos vinhos? A parábola do vinho nos odres e também do remendo na roupa tem muito a dizer em nossa vida pessoal, espiritual e pastoral. Mais do que renovação de estruturas e mentalidades, é preciso conversão verdadeira do coração e da mente. Precisamos lembrar que somos escolas de Caridade, que nossos Fundadores queriam uma Congregação menos jurídica e mais evangélica, unidos não pela lei, mas pela caridade.

COMUNICADOS: 

- Parabenizamos todos os Bisposdas Dioceses onde trabalhamos, nossos Padres Cavanisda Província e da Congregação, nossos Diáconos Permanentes, pedindo a Maria, a Mãe do Eterno Sacerdote, que interceda por todos e lhes abençoem o orientem em seus ministérios ordenados.  

- Entre os dias13 a 18 de agostohaverá a Assembleia dos Superiores Maiores em Roma e nos dias 20 a 24acontecerá à reunião do Conselho Geral. Colocamos estes momentos em nossas orações. 

- Aproveitando do mês vocacional, convido novamente todos os religiosos perpétuos brasileiros, dentro e fora da Província, que ainda não escreveram seu “Testemunho Vocacional” para nosso livro do cinquentenário, que procure fazer o quanto antes. A data da publicação foi adiada para maio de 2019. Porém, precisamos organizar sem atropelos e em templo hábil. Quem já fez nosso muito obrigado. 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

Dia 05, domingo, Pe. Piero Fietta, Superior Geral, residente em Roma, Itália. 

Dia 08, quarta-feira, Pe. Irani Luiz Tonet, Vigário e Ecônomo Geral, residente em Roma, Itália. 

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de um bom trabalho à frente do Governo da nossa Congregação. 

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “São Domingos”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

 

Fraternalmente,                                                                
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br