Momento especial da graça de Deus na vida da nossa Província, da Congregação e da Igreja
8º Capitulo Provincial celebrado entre os dias 16 a 20 de julho no Cenáculo Cavanis.
Publicado em 22/07/2018

Imagens junto ao altar da Capela do Cenáculo Cavanis, durante o 8º Capitulo Provincial.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
AÇÃO DE GRAÇA PELA CELEBRAÇÃO DO VIII CAPÍTULO PROVINCIAL
DIAS 16 a 20 DE JULHO, CENÁCULO CAVANIS, CASTRO, PR

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Inicio esta Boa Semana rendendo graças a Deus pela celebração do 8º Capitulo Provincial celebrado entre os dias 16 a 20 de julho no Cenáculo Cavanis de Castro, PR. Foi um momento especial da graça de Deus na vida da nossa Província, da Congregação e da Igreja. Não tenho duvida de que foi um novo pentecostes e que Deus tenha agido, por meio do seu Espírito, na vida de cada Capitular ao longo desta semana. Tudo aconteceu num clima de muita fraternidade, diálogo, partilha e desejo de fazer o melhor pela Congregação e pela Província.

O tema: “Ser Cavanis à luz do cinquentenário” e o lema: “Vós sois todos irmãos”(Mt 23,8), foram imensamente refletido nestes dias e penso que tenha ajudado os capitulares a estreitarem os laços de fraternidade e irmandade entre si, assumindo a missão e a tarefa de levar às suas comunidades o convite de Deus que deseja profundamente que “sejamos todos irmãos”. Este foi o grande enfoque deste capítulo, criar um clima fraterno na Província, entre religiosos e leigos, assumindo juntos a missão de educar e amar as crianças e jovens a exemplo dos nossos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Agradeço imensamente o presidente do Capítulo Pe. Alvise Bellinato, Delegado do Prepósito Geral, e demais Capitulares: Pe. Mario Valcamônica, Pe. Antônio Paulo Vieira Sagrilo, Pe. Caetano Ângelo Sandrini, Pe. Vandir Santo Freo, Pe. João da Costa Holanda, Ir. Renato José Rothen, Pe. Paulo Oldair Welter, Pe. Adenilson Alves Souza, Pe. João Pedro Pinheiro, Pe. Jorge Luiz de Oliveira, Pe. Franco Allen Somensi, Pe. Josoé Francisco Zanon, Pe. Rodrigo Duarte e na minha pessoa, Pe. Edemar de Souza, reeleito Provincial. Além destes religiosos tivemos a presença de sete leigos: Adriano Roberto, representando as Obras Sociais; Silvana Aparecida Hey representando as Obras Educacionais; Sr. Mario Mattéi representando a Faculdade Católica Cavanis de Novo Progresso, PA; Renan Andrey Bianco representando as juventudes; Aurora Maria Freitas Kihara representando o SAV e a pastoral Vocacional; Liliane Shultz Valenga representando o Projeto “Entra na alegria da missão Cavanis”; Ana Rita Dalla Costa representando os Leigos Cavanis e Adelir Morais Pereira representante os religiosos formandos da Província.  A todos nosso muito obrigado pela presença, participação fraterna e colaboração nos relatório e na síntese final. Deus recompense a todos, religiosos e leigos, pelo amor que manifestaram nestes dias pela Congregação Cavanis, e pelo testemunho de fraternidade, pois “somos todos irmãos”.

Não posso de deixar de agradecer a tantos leigos e leigas, confrades do Brasil e de todas as partes territoriais, além de muitas Congregações e Dioceses que estiveram conosco em oração nestes dias. Foram varias as mensagens de bom Capítulo vindo pelas redes sociais que partilhávamos entre os Capitulares. Nosso muito obrigado a todos que estiveram direta e indiretamente conosco. Deus abençoe e recompense pelas orações, apoio e confiança.

Também acolhamos os Conselheiros Provinciais que me ajudarão no governo da Província ao longo deste triênio: Pe. João da Costa Holanda, primeiro conselheiro e Vigário Provincial, Pe. Paulo Oldair Welter, segundo Conselheiro Provincial, Pe. Josoé Francisco Zanon, terceiro Conselheiro Provincial e Pe. Franco Allen Somensi, quarto Conselheiro Provincial. Contamos com o auxilio e a graça de Deus, juntamente com o apoio e auxilio de todos os confrades no exercício deste serviço que nos foi confiado. Sabemos que esta autoridade não vem de nós, fomos confiados por Deus e pelos confrades. Queremos ser instrumento de união, fraternidade e serviço aos confrades, aos leigos, as crianças e jovens. Tudo isso confiamos a Deus pela intercessão de nossos Veneráveis Fundadores e da Mãe das Escolas de Caridade.

COMUNICADOS:

- Lembro a todos que as Conclusões Capitulares foram enviadas a Roma e serão analisadas nos dias da reunião do Conselho geral, 20 a 24 de agosto, após a Assembleia dos Superiores que acontecerá em Roma entre os dias 13 a 18 de agosto.

- Nesta Boa Semana envio em anexo duas cartas feitas pelos Capitulares. Uma endereçada aos jovens e as juventudes e outra aos confrades e leigos e leigas Cavanis das nossas Paróquias, Seminários e Obras. Peço encarecidamente que possam fazer chegar aos destinatários, sendo também lidas nas celebrações das comunidades. Elas também estarão sendo disponibilizadas no site da Província.

- No dia 25 de julho comemoramos o dia de São Cristóvão e São Tiago Maior. Lembramo-nos também de todos os motoristas e de todos os colonos a agricultores. Que Deus abençoe a todos por intercessão de destes patronos.

- Dia 26 de julho celebra-se também o dia São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. Pedimos a intercessão e as bênçãos por todos os avós e bisavós, tataravós, vivos e falecidos.

 

 

 

 

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO:

- Dia 23/07/2016, Pe. Rodrigo Duarte, mestre do postulantado, residente no Cenáculo Cavanis de Castro, PR.

A ele nossos parabéns com votos de um abençoado ministério presbiteral junto aos jovens formandos e de toda comunidade de Castro, PR.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “São Cristóvão, São Tiago, São Joaquim e Santa Ana”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

 

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial

 

 




Carta ao Jovens


Carta ao Jovens


Carta aos Religiosos e Leigos


Carta aos Religiosos e Leigos




www.cavanis.org.br