Semana que antecede nosso VIII Capítulo Provincial
Através dele vamos avaliar a caminhada e elabor propostas e diretrizes para nossa vida e missão, para que o Carisma e a Mística Cavanis esteja sempre presente no cotidiano de nossas realidades.
Publicado em 09/07/2018

Arquivo 3C.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
Dia 09 – SANTA PAULINA / Dia 11 – SÃO BENTO / Dia 14 – SÃO CAMILO DE LELLIS

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Estamos na semana que antecede nosso VIII Capítulo Provincial. Momento de intensificar nossas orações e entregar nas mãos de Deus toda preparação e envolvimento de religiosos e leigos que estão compilando os relatórios e as sínteses para o Capítulo. Aos delegados e convidados que irão participar diretamente do Capítulo é momento de oração e reflexão, pois estarão representando todos os religiosos e leigos da Província, os quais esperam de nós atitudes sérias, comprometidas e visões proféticas à luz dos 50 anos de presença Cavanis no Brasil.

Ato 24º do VII Capitulo Provincial: Já dissemos que a formação inicial deve despertar nos formandos o sentido de pertença à Congregação e o amor às crianças e jovens, sobretudo os mais pobres. E nesse sentido, alertamos para a importância da presença constante do formador na atividade dos formandos. Porém, para o processo de formação permanente, percebemos o valor insubstituível dos orientadores espirituais, que poderão nos ajudar a discernir os acertos e os percalços da caminhada.

Este ato capitular retoma a necessidade e urgência da formação inicial e permanente na vida da Província e da Congregação. Se pensarmos no futuro da Congregação, sua continuidade, precisamos trabalhar as vocações e, muito mais, dar atenção ao processo formativo, escolhendo e preparando formadores para esta importante e difícil missão. Penso que nossa Província não tenha se descuidado deste trabalho, conseguimos formar uma boa equipe de formadores e vejo neles harmonia e unidade. Porém, precisamos preparar outros formadores que possam vir colaborar nesta missão. Também sabemos que os primeiros anos de formação são fundamentais para lançar as bases, criar espírito de pertença e amor à Congregação. Para isso, não podemos sobrecarregar os formadores a fim de que eles possam dedicar o tempo necessário ao acompanhamento das atividades e da vida dos formandos.

Quanto à formação permanente, nosso Plano de Formação traz muitas orientações que precisam ser valorizadas por todos. Nada muito teórico, coisas simples e fáceis de serem aplicadas no cotidiano de nossas vidas. A necessidade de um diretor espiritual e confessor se torna indispensável neste período. Porém, sabemos das dificuldades de se encontra sacerdotes e religiosos disponíveis, especialmente em Regiões mais afastados dos grandes centros. No entanto, onde isso não for possível, precisa-se organizar a vida de tal forma que se possa tirar um tempo para leituras e retiros espirituais, buscando em Deus a força necessária para responder com alegria a própria vocação e continuar sendo sinal profético junto às comunidades, aos jovens e crianças.

COMUNICADO:

* No próximo domingo, 15 de julho, às 19h, os Capitulares se encontrarão no Cenáculo Cavanis de Castro para que no dia 16, segunda-feira, dia de Nossa Senhora do Carmo, iniciarmos nosso 8º Capitulo Provincial. Vamos intensificando nossas orações por este momento de graça na vida Província, da Congregação e da Igreja.   

ANIVERSARIANTES DA SEMANA:                                 

- Dia 09, segunda-feira, Pe. João da Costa Holanda, Pároco da Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia de Belo Horizonte, MG, Vigário e Ecônomo Provincial.

- Dia 11, quarta-feira, Pe. Jorge Luiz de Oliveira, Reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza, PR.

- Dia 12, quinta-feira, Pe. João Pedro Pinheiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, MT.

- Dia 14, sábado, Pe. Franco Allen Somensi, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Uberlândia, MG, e Conselheiro Provincial.

A eles nossos parabéns com votos de muita saúde e as bênçãos de Deus em sua consagração religiosa e seu ministério presbiteral.

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO:

- Dia 09/07/1995, Pe. Martinho Paulus, Conselheiro Geral e missionário Cavanis em Santa Cruz Della Siera, Bolívia.

- Dia 10/07/2010, Pe. Aparício Carneiro Filho, Missionário Cavanis e Capelão da Marinha em Santo Antônio da Aldeia, Rio de Janeiro.

A eles nossos parabéns com votos de um abençoado ministério presbiteral junto às crianças e jovens.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “Madre Paulina, São Camilo de Lellis”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br