O futuro de nossa Congregação não depende das obras, mas das vocações
Um sinal de alegria congregacional na Vida Consagrada mostra-se no desejo de ver muitos jovens ingressando na Congregação, fazendo opção semelhante a sua.
Publicado em 18/06/2018

Há muito tempo estamos falando e trabalhando no campo vocacional. Foi e ainda é a nossa primeira prioridade no triênio. Fomos incentivados a rezar e a trabalhar pelas vocações e os frutos estão surgindo.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
JUNHO – MÊS DOS “SAGRADOS CORAÇÕES” / DIA 21 – SÃO LUIZ GONZAGA / DIA 24 – NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Pela graça de Deus chegamos a mais uma semana e com ela pedimos a Deus a graça de vivermos santamente, apesar e mediante nossas fraquezas e fragilidades. A cada dia somos chamados a viver a plenitude da graça de Deus em nossos relacionamentos interpessoais e temos a oportunidade de praticar o amor e a misericórdia. Não descuidamos na pratica o bem, de perdoar, de nos aproximar de Deus e dos irmãos, pois como nos diz a segunda leitura da Carta aos Coríntios: “todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa – prêmio ou castigo – do que tiver feito ao longo da sua vida corporal” (2 Cor 5, 10). Deus é amor e misericórdia, mas também é fiel e justo. Pensamos nisso!

Ato 21º do VII Capítulo Provincial: O futuro de nossa Congregação não depende das obras, mas das vocações. Um sinal de alegria congregacional na Vida Consagrada mostra-se no desejo de ver muitos jovens ingressando na Congregação, fazendo opção semelhante a sua. No trabalho de promoção e acompanhamento vocacional convocamos também os leigos (SAV, Zeladoras de Capelinhas, Leigos Cavanis, Catequistas, etc) no que tange ao chamar, o acompanhar, o enviar e o sustentar as vocações.

Este ato capitular apresenta nossa mais profunda preocupação e ocupação como Província e Congregação. Há muito tempo estamos falando e trabalhando no campo vocacional. Foi e ainda é a nossa primeira prioridade no triênio. Fomos incentivados a rezar e a trabalhar pelas vocações e os frutos estão surgindo. Agora precisamos acompanhar, enviar e sustentar as vocações, seja com nossas orações, seja com nossas ofertas materiais. Porém, não queremos e nem podemos trabalhar sozinho e de forma isolada. Precisamos contar e convocar a Pastoral Vocacional, SAV, Zeladoras de Capelinhas, Leigos Cavanis, Catequistas, a fim de que nosso trabalho seja mais abrangente e mais corresponsável. Lembramo-nos que é daí que depende o futuro da nossa Congregação. Não das obras e nem das nossas estruturas materiais. Elas são importantes como meios para desenvolver o Carisma, mas jamais como fim. Ao contrário, hoje as demasiadas obras e as pesadas estruturas estão sendo colocadas em cheque, pois requer um custo exacerbado para manter, quando não são causa de sofrimento e desgaste de muitos religiosos. “As obras estão para os religiosos e não os religiosos para as obras”. Pensamos nisso!

Também nesta semana, dia 21 de junho, faremos memória de São Luiz Gonzaga, Patrono da Juventude e grande inspirador do trabalho e da missão Cavanis. Ele foi religioso da Companhia de Jesus e viveu apenas 23 anos, mas foi totalmente dedicado à oração, aos estudos, à prática da caridade e aos que sofriam do mal da peste. Que ele interceda por todas as Juventudes e pela nossa missão de educadores dos jovens e crianças. Também no dia 24 de junho celebramos a Natividade de São João Batista, o último dos Profetas, cuja missão foi preparar os caminhos de Senhor.

COMUNICADOS:

- Nesta semana foi enviada a todos os Capitulares a CARTA DE CONVOCAÇÃO para o VIII Capítulo Provincial. Espero que todos os Delegados tenham recebido. Convido todos os religiosos e leigos a intensificarem nossas orações por este momento.

- Convido todos a rezar pelo Ir. Renato José Rothen que nesta semana sofreu um AVC isquêmico, mas que graças a Deus já está em casa e bem adiantado em sua recuperação. Colocamos também em oração a sua mãe, Dona Maria, que também se recupera de um AVC.

- Nesta sexta-feira faleceu o Sr. José Naressi, avô do nosso Religioso Evandro Naressi, na comunidade de Lajeado Grande, Pérola D`Oeste, PR. Pedimos pelo seu descanso eterno e pelo conforto e paz dos familiares que a poucos dias sofreram com a morte da avó e com a enfermidade da mãe do Evandro.

Pe. José Valdir Siqueira se encontra neste final de semana em Belo Horizonte, MG, visitando as comunidades por onde passou e celebrando seus 25 anos de sacerdócio. Nesta segunda-feira viaja a São Paulo e a noite vai para Vilhena, Rondônia, visitar seus familiares. No dia 17 de julho volta para as Filipinas e em agosto assume a nova missão de abrir a “Estação Missionária” no Timor Leste, Ásia, em companhia de um confrade Filipino que neste próximo dia 22 será ordenado nas Filipinas. Serão duas ordenações Joe Lio Maghanoy e Robert Jann Aparri. Colocamos em nossas orações.

                                 ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 19, terça-feira, Pe. José Valdir Siqueira, missionário Cavanis nas Filipinas a caminho do Timor Leste, Ásia.

- Dia 20, quarta-feira, Pe. Giuseppe Leonardi, religioso Cavanis residente em Veneza, Itália.

- Dia 22, sexta-feira, Religioso Antônio Kossoski, encontra-se na experiência do Tirocínio e auxiliando na Casa do Menor “Irmãos Cavanis” de Ponta Grossa, PR.

- Dia 23, sábado, Pe. Delvair Batista Lemonie, Pároco e Reitor da Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia de Maringá, PR.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado ministério pastoral.

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO:

- Dia 18/06/1994, Pe. João da Cunha, missionário Cavanis em Veneza, Itália.

- Dia 21/06/1964, Pe. Giuseppe Leonardi, missionário Cavanis em Veneza, Itália.

A eles nossos parabéns com votos de um abençoado ministério presbiteral junto às crianças e jovens de Veneza, Itália.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “São Luiz Gonzaga, São João Batista”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Província

 











www.cavanis.org.br