Somos chamados a sermos discípulos-missionários em nosso tempo e realidade
Pentecostes significa que começa agora nossa missão.
Publicado em 21/05/2018

Ano do laicato -2018, banner de divulgação.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
Dia 20– SOLENIDADE DE PENTECOSTES COM A PRSENÇA DE MARIA
Dia 22 – SANTA RITA DE CÁSSIA
Dia 26 – SÃO FELIPE NERI

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

A festa solene de Pentecostes que celebramos neste domingo vem coroar o Tempo Pascal. Bebemos da fonte eterna de vida que é a ressurreição de Cristo, mas em Pentecostes significa que começa agora nossa missão. É preciso estar consciente de que o anuncio do Evangelho é de nossa responsabilidade e obrigação, pois somos cristãos. Em Pentecostes somos chamados a sermos discípulos-missionários em nosso tempo, em nossa realidade, em nosso agir como cristãos e como Cavanis, tendo a presença de Maria, Mãe e Rainha, a primeira discípula-missionário do Reino.

Ato XVI do 7º Capítulo Provincial: O Carisma e Espiritualidade Cavanis, dons do Espírito Santo para a Igreja, são vividos sob o binômio da comunhão e missão. Comunhão para servir e gestar pastoralmente a Paróquia no atendimento às pessoas e na administração, como “Jeito Cavanis” de exercer o ministério, em destaque à Catequese de Iniciação Cristã de crianças e adultos, grupo de adolescentes e jovens, formação de catequistas a agentes de pastoral, espiritualidade familiar e mais especificamente nas Casas das Crianças e nas Escolas.

Este ato capitular apresenta de forma muito rica e concreta como devemos viver nosso Carisma e Espiritualidade Cavanis, implantar nosso Jeito Cavanis de ser, de certa forma “Cavanizar” nossas Paróquias e Obras, especialmente no apostolado junto à catequese e a tudo o que se refere à nossa missão junto às crianças, adolescentes, jovens, famílias e pastorais. Enfim, tudo o que se refere e diz respeito ao nosso apostolado junto às Paróquias e Obras. Nosso Carisma e Espiritualidade Cavanis, como bem afirma este ato, é um dom do Espírito Santo para a vida da Igreja vivida sob o binômio da comunhão e missão. Que à luz do Pentecostes possamos exercer como amor nosso Carisma, especialmente em nossas Paróquias, tornando visível nosso jeito de ser Cavanis, nossa verdadeira Identidade à luz dos cinquenta anos de Cavanis no Brasil.

Desejo que aconteça um Novo Pentecostes em nossa Província, em nossa Congregação e em nossas comunidades. Que possamos escutar e nos deixarmos guiar pela linguagem do amor que nos une e que nos envia em missão. Hoje nossa Congregação se encontra em vários países e em diferentes realidades e idiomas. Precisamos falar a mesma linguagem, a linguagem Cavanis que se traduz como a linguem do amor, da educação, do respeito para com as diferenças e a linguagem da Caridade Fraterna, pois “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 08), lema do nosso VIII Capítulo Provincial.

Neste dia 22 de maio a Igreja faz memória de Santa Rita de Cássia, a mulher forte e santa, a mulher provada pelo sofrimento e pela cruz. O perfume das rosas exala seu infinito amor a Jesus e sua doação e entrega total. Colocamos nas mãos de Deus nossa Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia de Maringá que neste dia 22 de maio celebra sua Padroeira. Pedimos por nossos religiosos que lá trabalham e estudam, também a multidão de devotos que frequentam o Santuário, não apenas nos dias 22, mas ao longo do ano. Parabéns a todos e que Santa Rita interceda por todos nós.

 

COMUNICADOS:

  • Lembro aos religiosos perpétuos brasileiros que ainda não fizeram o “Testemunho Vocacional” para a confecção do livro que procure fazer o quanto antes. Também lembro aos que ainda não começaram a escrever a história da Obra ou Paróquia em que trabalham para o Livro dos 50 anos, a fim de que não deixem para a última hora.
  • Nesta semana, entre os dias 24 e 25 de maio teremos a reunião do Conselho Provincial no Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá, PR, antecipada, dia 23 de maio, com as reuniões dos Formadores e da Equipe Econômica. Colocamos nas mãos de Deus e pedimos ao Espírito Santo que ilumine a todos e o andamento destas reuniões.
  • Também entre os dias 28 de maio a 01 de junho, acontece em Roma a Reunião do Conselho Geral. Colocamos também nossas orações.
  • Lembro a todos que estão preparando os RELATÓRIOS para o VIII Capítulo Provincial, religiosos e leigos, que Deus ilumine seus trabalhos e que façam com o máximo amor e dedicação segundo as orientações recebidas.


Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São Felipe Neri, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br