Jesus sobe a Céu, mas promete ficar conosco “até o fim do mundo”
Ele não nos deixará órfãos, mas enviará sobre nós o “Espírito Santo que nos ensinará toda a verdade”.
Publicado em 14/05/2018

Pintura com o tema "Ascenção do Senhor", autor Berna.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
Dia 13 – SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DO SENHOR e “SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS”/ DIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA / DIA DAS MÃES

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Neste domingo a Igreja celebra solenemente a “Ascenção do Senhor” e dá início a “Semana de Oração pela unidade dos Cristãos”. Jesus sobe a Céu, mas promete ficar conosco “até o fim do mundo”. Ele não nos deixará órfãos, mas enviará sobre nós o “Espírito Santo que nos ensinará toda a verdade”. Para que isso aconteça, a condição é permanecer unidos. É com este espírito que a Igreja celebra a semana da unidade, aguardando vigilante a “Solenidade do Pentecostes” no próximo domingo. No entanto, antes de partir para o Céu Jesus deixa uma ordem aos apóstolos e à Igreja: “Ide, portanto, ao mundo inteira e pregai o Evangelho a toda criatura, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Obediente a esta ordem, a Igreja, continua enviando missionários ao mundo inteiro para anunciar o Evangelho e a Boa Nova de Jesus. Também nós, Cavanis, ouvindo está voz, estamos presente em nove países de quatro Continentes, levando principalmente aos jovens e as crianças uma notícia de acolhida, amor e esperança.

Ato XV do 7º Capítulo Provincial: “Neste tempo em que as redes e demais instrumentos da comunicação humana alcançaram progressos inauditos, sentimos o desafio de descobrir e transmitir a “mística” de viver juntos, misturarmo-nos, encontrarmo-nos, darmos o braço, apoiarmo-nos, participarmos nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada” (EG 87).

Neste “Dia Mundial das Comunicações Sociais”, onde pela Ascenção acontece à comunicação entre o Céu e a Terra, Deus e a Humanidade, somos chamados a refletir sobre como estamos fazendo uso dos Meios de Comunicação Social: para comunicar a vida, o bem e a unidade ou, ao invés, a morte, o mal e a divisão? Jesus é a “COMUNICAÇÃO PLENA DO AMOR DO PAI” e de tudo o que isso possa significar. Ele nos comunica e revela o Pai, assim como todo o mistério da Trindade. O Ato Capitular acima enunciado nos apresenta o desafio do uso adequado das Redes Sociais e como fazer delas um meio de comunicação humana, de aproximação, de encontro, de transmissão vida dentro deste mundo plural, complexo e diversificado. Precisamos usar de forma racional e equilibrada todos os MCS que possam nos ajudar na evangelização e transmissão da fé e do Carisma Cavanis, seja o Radio, TV, Internet, Jornal, Informativos, etc.

À luz da Ascenção do Senhor, comemoramos também neste dia 13 de maio “Nossa Senhora de Fátima” e o “Dia das Mães”, duas datas tão unidas e tão especiais. As mensagens de Fátima pedindo paz, a conversão dos pecadores e a reza do Santo Rosário continuam sempre vivas em nossos corações e em nossas memórias. Mais do que nunca o Papa Francisco nos convoca a rezar pelos países em conflitos, pelos os cristãos perseguidos e pela conversão dos pecadores. Unidos a Nossa Senhora neste dia e neste mês de maio, rezamos e parabenizamos todas as “NOSSAS MÃES”, vivas e falecidas pela passagem do dia das mães. A elas nossa eterna gratidão por todo amor, cuidado, carinho e educação que recebemos. Uma vida é pouco para agradecermos tudo o que fizeram e fazem por nós. Mesmo diante de suas limitações e fragilidades, elas conseguem nos transmitir o cuidado e o amor divino. Às mães falecidas nossas orações e saudades, às mães vivas nossos parabéns e muita gratidão. Lembro aqui a mãe de cada confrade, cada funcionário, cada criança e jovem que acolhemos, assim como todas mães do mundo que são a presença do amor de Deus encarnado.

COMUNICADOS:

  • Neste domingo, dia 13 de maio, celebrando o dia de Nossa Senhora de Fátima juntamente e o dia das mães, pedimos por nossa Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa que celebra sua Padroeira e no mês de outubro celebrará os 50 anos de Paróquia. Também lembramos que todas as nossas Comunidades que também trazem Nossa Senhora de Fátima como Padroeira.
  • Também neste domingo, dia 13 de maio, agradecemos a Deus pelos três novos presbíteros Cavanis da República Democrática do Congo na Igreja Paroquial Santa Maria Auxiliadora em Kinshasa, a saber: Pe. François Kanyinda Mpinga; Pe. Héritier Bwene Rodolphe e Pe. Emmanuel Kifuti Kiese. Parabenizamos a eles, nossa Delegação no Congo, assim como a toda a Congregação.
  • Lembro aos religiosos perpétuos brasileiros que ainda não fizeram o “Testemunho Vocacional” para a confecção do livro que procure fazer o quanto antes. Também lembro aos que ainda não começaram a escrever a história da Obra ou Paróquia em que trabalham para o Livro dos 50 anos, a fim de que não deixem para a última hora.
  • Colocamos em nossas orações a Sra. Neuza Kloh Naressi, mãe do nosso Religioso Evandro Naressi, seu avô o Sr. José Naressi que se encontram enfermos ou debilitados, assim como nossos familiares, a mãe do Ir. Renato Rothen, a mãe do Pe. João da Costa Holanda, amigos e aqueles que pedem nossas orações.
  • Dias 24 e 25 de maio teremos a reunião do Conselho Provincial no Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá, PR, antecipada, dia 23 de maio, com as reuniões dos Formadores e da Equipe Econômica. Também entre os dias 28 de maio a 01 de junho, acontece em Roma a Reunião do Conselho Geral. Colocamos estes momentos em nossas orações.

 

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 14, segunda-feira, Pe. Marcio Campos da Silva, Pároco da Paróquia São José de Vila Palmeira, São Paulo, SP.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um bom trabalho ministerial em favor dos jovens e das crianças.

 

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 15/05/1982, Pe. Mario Valcamônica, Pároco da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado ministério sacerdotal.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br