Ninguém pode renunciar ao compromisso evangelizar...
pois “se uma pessoa experimenta verdadeiramente o amor de Deus que o salva, não precisa de muito tempo de preparação para sair a anuncia-lo, não pode esperar que lhe deem muitas lições ou longas instruções” (EG 120).
Publicado em 07/05/2018

Fonte: myfirstlublog.blogspot.com

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”

Dia 06– CELEBRAÇÃO DOS 40 ANOS DO SEMINÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA DE REALEZA, PR / NOVENA A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao primeiro domingo do mês de maio, mês dedicado a Maria, a discípula missionária do Reino. A Igreja, ao longo deste mês, nos convida a voltar nosso olhar para a Maria, aquela que em nenhum momento deixa de olhar para seus filhos. Vamos contemplar nela a doçura, a ternura, mas acima de tudo, perceber a mulher forte e disponível a fazer em tudo a vontade de Deus e nos conduzir ao seu Filho: “Fazei tudo o que Ele nos disser”, como nos propôs nas Bodas de Cana. A presença de Maria na vida de uma pessoa, na vida familiar e na vida da Igreja faz toda a diferença, assim como a presença de uma mãe na vida de um filho, no seio familiar e em nossa realidade eclesial. Maria não quer honra e nem glória, ela quer que em tudo sigamos as pegadas do seu Filho e sejam dóceis à ação do Espírito Santo.   

Ato XIV do 7º Capítulo Provincial: A convicção do valor da missão deve nos levar a superar nossas divergências e limitações. Ninguém pode renunciar ao compromisso evangelizar, pois “se uma pessoa experimenta verdadeiramente o amor de Deus que o salva, não precisa de muito tempo de preparação para sair a anuncia-lo, não pode esperar que lhe deem muitas lições ou longas instruções” (EG 120).

Embora a vida fraterna e comunitária nos identifique como Consagrados, ela não tem um fim em si mesma, mas tem a finalidade de nos preparar e nos enviar em missão. Não somos apenas um grupo de amigos, fechados em nós mesmos. Porém, não podemos negar a existência e a força da comunidade. Não nos enviamos a nós mesmos, mas somos enviados por Deus por meio de uma comunidade. Portanto, como nos diz este Ato Capitular, precisamos superar nossas divergências e limitações, as quais muitas vezes nos paralisam e nos desanimam diante dos nossos compromissos. Podemos ainda dizer que a vida fraterna em comunidade é o termômetro que mede nossa pertença àquela comunidade, a profundidade da nossa Consagração e a qualidade da nossa missão. Pensamos com carinho sobre isso.

Neste domingo, dia 06 de maio, nossa Província e Congregação Cavanis, se alegra imensamente pela celebração dos 40 anos do Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza.  No ano de 1978 foi lançada a Pedra Fundamental, dez anos após a chegada dos Cavanis no Brasil. O Seminário foi sempre um seleiro de vocações. Nunca ficou um ano fechado por falta de vocacionados. Mesmo que nos últimos anos tenha diminuído o numero, fato comum em quase todos os seminários e realidades, o Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza continua sendo uma referencia para a nossa Congregação, o coração da nossa missão Cavanis no Sudoeste do Paraná, a Mãe que acolhe os filhos que sentem o chamado e o desejo de responderem uma vocação consagrada. Hoje se encontra 09 seminaristas mais o formador.

Parabenizamos esta linda história e a todos que fazem parte e que ajudaram a construir a mesma. São muitos os formadores, seminaristas, irmãs consagradas que auxiliaram na formação, funcionários, amigos e benfeitores. Muitos destes já se encontram na Casa do Pai. Outros continuam trabalhando e zelando por este espaço sagrado. Não é por acaso que o Seminário é confiado à Mãe Aparecida, a Rainha do povo brasileiro, Àquela tem um carinho e um amor todo especial aos filhos que seguem o caminho da consagração e do sacerdócio. Ao Pe. Jorge Luiz de Oliveira, atual reitor, aos seminaristas e aos religiosos da Família, juntamente com todos os benfeitores e colaboradores, nossos mais sinceros parabéns por intercessão da Mãe Aparecida e dos nossos Veneráveis Fundadores Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

COMUNICADOS:

  • Na madrugada deste sábado, por volta das 03h da manhã, acompanhamos um grave acidente envolvendo um ônibus da Saúde Capanema com dois carros em uma ultrapassagem no Município de Candoi, PR, deixando 09 mortos e muitos feridos de vários Municípios que estavam no ônibus. Não houve vítima fatal da Cidade de Realeza, Pérola D`Oeste e de Bela Vista da Caroba. Às famílias das vítimas dos Municípios vizinhos as nossas mais sinceras condolências e que sejam confortadas pelo próprio Cristo e pela proteção materna de Maria. Todos estavam voltando de consulta no Hospital de Campo Largo, PR.
  • No próximo domingo, dia 13 de maio, iremos celebrar o dia de Nossa Senhora de Fátima juntamente com o dia das mães. Pedimos por nossa Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa que celebra sua Padroeira e pela celebração dos 50 anos de Paróquia no mês de outubro. Também lembramos que todas as nossas Comunidades que também trazem Nossa Senhora de Fátima como Padroeira.
  • Também no dia 13 de maio, próximo domingo, serão ordenados mais três presbíteros Cavanis da República Democrática do Congo na Igreja Paroquial Santa Maria Auxiliadora em Kinshasa, a saber: François Kanyinda Mpinga; Héritier Bwene Rodolphe e Emmanuel Kifuti Kiese. Rezamos por eles e por nossa missão Cavanis no Kongo.
  • Lembro mais uma vez aos religiosos perpétuos brasileiros que ainda não fizeram o “Testemunho Vocacional” para a confecção do livro que procure fazer o quanto antes. Também lembro aos que ainda não começaram a escrever a história da Obra ou Paróquia em que trabalham para o Livro dos 50 anos, a fim de que não deixem para a última hora.
  • Colocamos em nossas orações a Sra. Neuza Kloh Naressi, mãe do nosso Religioso Evandro Naressi, seu avô o Sr. José Naressi que se encontram enfermos ou debilitados, assim como nossos familiares, a mãe do Ir. Renato Rothen, a mãe do Pe. João da Costa Holanda, amigos e aqueles que pedem nossas orações.
  • Agradecemos a Deus pela linda celebração dos 40 anos do nosso Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza que contou com a presença de muitas pessoas que louvaram a Deus por esta linda História. Agradecemos a presença dos Formadores, Seminaristas, Confrades e também o Pe. Geraldo, Vigário da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão e também do Pe. Sergio, Ecônomo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão.

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 06, domingo, Pe. Vanderlei Pavan, Vigário da Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um bom trabalho ministerial em favor dos jovens e das crianças.

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 10, Pe. Giuseppe Viani, Pároco da Paróquia Santa Luzia de Novo Progresso, PA e Conselheiro Geral.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado ministério sacerdotal.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe Aparecida, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,                                                                 
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br