Retomamos a espiritualidade Cavanis enquanto consagrados no seguimento à Cristo
Este Ato Capitular nos convida a retomarmos a “ESPIRITUALIDADE CAVANIS”.
Publicado em 16/04/2018

Encontro Fraterno 2018 realizado no Cenáculo Cavanis, Castro-PR.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
Dia 15 – TERCEIRO DOMINGO DA PÁSCOA / VÓS SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Estamos vivenciado o tempo pascal e o convite que nos vem da Palavra de Deus é que sejam testemunhas de Cristo em todo e qualquer lugar e circunstancia, a exemplo do Apóstolo Pedro que destemido diz: “Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas” (At 3, 15). Conclui: “Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados” (At 3, 19). Além do convite de sermos testemunhas do ressuscitado, a Palavra nos alerta sobre a necessidade do arrependimento e da conversão dos pecados. Este convite e alerta é para todos. Ninguém pode fugir ou esquivar-se disso.

Ato XI do 7º Capitulo Provincial: “Retomamos a espiritualidade Cavanis enquanto consagrados no seguimento à Cristo, na presença com os empobrecidos, na alegria do anuncio do Reino, na voz profética, no zelo e na promoção da causa das crianças e dos jovens”.

Este Ato Capitular nos convida a retomarmos a “ESPIRITUALIDADE CAVANIS” que nos une a Cristo e nos fortalece na grande missão que recebemos dos Fundadores de sermos voz profética diante dos empobrecidos, dos jovens e das crianças. Hoje acompanhamos o florescer de uma gama imensa de “Espiritualidades”. O Espírito sopra onde quer. Porém, não podemos correr o risco de acolher todas as formas de espiritualidades sem certos critérios e discernimento. Sabemos que algumas fontes são questionáveis e outras não proibidas pela Igreja.

A Espiritualidade Cavanis, no entanto, nós sabemos de onde vem e qual sua origem e conteúdo. Mesmo sabendo que nossos Fundadores não foram ainda beatificados pela Igreja, nossa Espiritualidade é séria e muito edificante. Precisamos valorizá-la ainda mais, pois ela manifesta do nosso jeito de ser Cavanis e o nosso jeito de Educar. Não podemos ser exclusivista, mas nem tão pouco desprezá-la completamente, como corremos o risco em algumas Obras Sociais. Sempre gosto de refrisar estas palavras de Jesus: “Dai a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus”. Precisamos da colaboração dos órgãos públicos para manter nossas obras e somos gratos por isso. No entanto, não podemos aceitar o fato de que não podemos rezar em nossas Instituições ou mesmo exercitar o que é nosso. Como os Jesuítas, Maristas, Salesianos, etc, tem seu jeito de ser e educar, nós também temos o nosso. Lembro ainda que muitas destas Congregações beberam das nossas fontes. O que peço é que em nossos Seminários, Paróquias e, principalmente, em nossas Obras Sociais e Educacionais, possamos cada vez mais reavivar nossa Espiritualidade Cavanis, também como forma de agradecer a Deus pelo Cinquentenário de presença Cavanis no Brasil e firmar cada vez mais nossa “Identidade Cavanis” que será o tema do nosso VIII Capitulo Provincial.

COMUNICADOS:

  • Nesta semana enviei uma Carta Circular com algumas orientações em vista do VIII Capitulo Provincial e outras programações. Também a ORAÇÃO PARA O CAPÍTULO. Desejo que todos tenham recebido. Também nesta semana enviarei o “GUIA CAVANIS 2019” a fim de que todos possam tomar conhecimento e acompanhar nossa Programação em nível de Província e reuniões Gerais.
  • Já enviei o modelo de Relatório para os Reitores das Famílias Religiosas e nesta semana enviarei aos Leigos e ao representante das etapas de formação.
  • No dia 06 de maio, domingo, o Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza fará a celebração dos 40 anos de história. Em nome do seu Reitor Pe. Jorge Luiz de Oliveira, dos Seminaristas, Confrades da família Religiosa e de toda a Província e Congregação, estão convidando primeiramente a rezar e também participar desta linda história na qual deu muitos frutos vocacionais.

  

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 17, terça-feira, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa, Missionário Cavanis no Congo e Superior da Delegação.

A ele nossos parabéns com votos de muita saúde, paz e um bom trabalho junto à formação e a missão Cavanis no Congo, África.

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO:

- Dia 19/04/2008, quinta-feira, Pe. Rogério Diesel, Missionário Cavanis na Itália e Reitor do Seminário Internacional em Roma.

A ele nossos parabéns com muitas bênçãos, saúde e um bom estudo e trabalho junto à formação no Seminário Internacional.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,
Pe. Edemar de Souza - Provincial











www.cavanis.org.br