Nosso Senhor Jesus Cristo venceu o pecado e a morte
É na Páscoa, passagem de Jesus, que também queremos realizar a nossa passagem para uma vida melhor, com mais alegria, com mais entusiasmo...
Publicado em 01/04/2018

3C

2018 “ANO DO LAICATO”
Dia 01 – CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA DE JESUS – FELIZ PÁSCOA A TODOS!

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Não poderia ser melhor do que iniciar um novo mês, o mês de abril, celebrando o dia da “Santa Páscoa”, dia em que nosso Senhor Jesus Cristo venceu o pecado e a morte e nos garantiu a vida eterna, a nossa vitória sobre o pecado e a morte. É na Páscoa, passagem de Jesus, que também queremos realizar a nossa passagem para uma vida melhor, com mais alegria, com mais entusiasmo, mas vida, mais comprometimento. “O que era velho passou e agora somos uma nova criatura”, como iremos ver ao longo deste tempo pascal. “Já que ressuscitastes com Jesus vivei as coisas do alto”. Que este dia seja um dia de jubilo, pois não existe maior amor do que dar a vida pelo irmão.

Ato IX do 7º Capitulo Provincial: A oração pessoal e comunitária é condição ímpar para assumirmos a missão Cavanis diante de todos aqueles aos quais o Pai nos confiou e também entre os irmãos de comunidade. Para nós, vale o alerta de que “de tanto sacrificar o essencial pelo urgente não terminemos por nos esquecer da urgência do essencial”( E. Morin). A oração na vida do consagrado se constitui no espaço verificador de sua autenticidade, de sua coerência nos atos cotidianos e na globalidade de sua missão.

Este Ato Capitular nos apresenta o que é essencial na vida de um consagrado, sua intima união com Deus através da oração pessoal e comunitária. Sem isso a missão Cavanis se esvazia e somos como “sinos que ressoa”, faz barulho, mas não tem consistência. Outra alerta e chamada de atenção é que não podemos viver apenas de urgências e emergências, sacrificando o essencial. Aqui nos chama atenção sobre o nosso ativismo e excesso de compromisso, deixando muitas vezes o essencial em último plano. Sim, somos poucos e temos muitos compromissos, mas precisamos optar pelo essencial e nosso 8º Capitulo Provincial precisará tratar com muito carinho desta realidade a fim de salvar os nossos confrades e a nossa missão Cavanis.

Aproveito neste momento para desejar uma “Feliz e Santa Pascoa” a todos os confrades da Província, assim como ao Superior Geral e seu Conselho, juntamente com todos os religiosos da nossa Congregação. Estendo também os votos de uma Feliz Páscoa a todos os nossos benfeitores, funcionários, amigos e colaboradores. Que o Cristo ressuscitado renasça no coração de todos levando paz, saúde e muito amor.

Também desejo uma Feliz e Santa Pascoa a todas as nossas crianças e jovens com os quais trabalhamos ao longo do ano e acolhemos em nossas obras, juntamente com suas famílias. Neste “Ano do Laicato”, desejo também uma Feliz Páscoa a tantos irmãos e irmãs leigas que trabalham em nossas Paróquias e comunidades, dedicando-se com zelo pastoral e sendo “sal da terra e luz do mundo”. A todos, Feliz Páscoa!

COMUNICADOS:

  • Pe. Piero Fietta, nosso Superior Geral, está encerrando a última Visita Canônica na Província e encontra-se na Família Religiosa, Nossa Senhora do Rosário, Mato Grosso e Pará. Nesta segunda-feira retorna a sede da Província em Castro para a conclusão da visita reunindo-se com o Conselho Provincial. A ele nosso muito obrigado pela visita fraterna e que Deus continue o fortalecendo na visita que fará na Região Andina a partir do dia 06 de abril.
  • Nesta terça-feira, dia 03 de abril, haverá na sede da Província em Castro a reunião dos Formadores e nos dias 04 e 05 a Reunião do Conselho Provincial com a presença do Superior Geral e do Ecônomo Geral. Rezamos por este importante momento de avalição da Visita Canônica em nossa Província e pelos assuntos que iremos tratar em beneficio da Província e da Congregação.
  • Lembro aos Religiosos Perpétuos Brasileiros, dentro e fora da Província, os quais ainda não fizeram seu testemunho vocacional, decidimos na Assembleia em Janeiro de continuar este projeto. Procuremos fazê-lo o quanto antes.
  • Lembro que estamos celebrando o terceiro ano do tríduo em preparação ao Cinquentenário e que cada Paróquia recebeu o TRIPTICO. Desejo que todos possam organizar da melhor maneira possível sua peregrinação a fim de que nossas comunidades possam participar desta preparação.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, uma FELIZ PÁSCOA, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,     
Pe. Edemar de Souza, Provincial











www.cavanis.org.br